sábado, 20 de agosto de 2011

Projeto: Folclore



PROJETO FOLCLORE – 2011

O FOLCLORE

O Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, expressos de maneira oral, escrita ou cênica. Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. Folclore brasileiro – O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.
Duração:   07 a 22 de Agosto
Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas,hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.

Objetivos:
- Reconhecer a importância cultural do folclore;
- Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
- Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
- Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
- Desenvolver o hábito da pesquisa;
- Observar estrutura e características culturais;
- Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
- Repassar valores culturais.
- Resgatar a importância do Folclore.
- Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
- Socializar.
- Estimular o ritmo.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Conteúdos que poderão ser trabalhados:
Educação Infantil
- Personagens folclóricos
- Brincadeiras
- Músicas

1º ano:
- Músicas folclóricas
- Brincadeiras folclóricas
- Personagens Folclóricos
- Parlendas

2º ano:
- Parlendas
- Adivinhações
- Músicas folclóricas
- Brincadeiras folclóricas
- Personagens Folclóricos

4º ano:
- Superstições
- Expressões e provérbios
- Lendas
- Personagens Folclóricos
- Trava-línguas

Desenvolvimento

Cada professora deverá desenvolver atividades que estejam de acordo com  a realidade da turma, sendo que ao longo de três semanas as crianças deverão realizar atividades relacionadas ao tema. Lembrando que as educadoras tem a liberdade de criar e produzir além do que o projeto propõe.
Caberá a cada turma, pelo menos, uma atividade para ser exposta fora da sala de aula como parte da decoração para a Tarde Folclórica. A decoração, que deverá abranger toda a escola (semelhante à festa junina), será realizada na semana de 16 a 19 de agosto.

Culminância

A culminância do projeto se dará na Manhã Folclórica .
Os alunos irão participar de brincadeiras folclóricas, contação de histórias, danças e será servido um lanche com comidas típicas.
Caberá as educadoras as seguintes funções:
- organizar e decorar as salas de aula e a quadra;  
- preparar uma história ou conto para o momento da contação de histórias;
- confeccionar uma lembrancinha para todos os dias da semana;
- organização de um teatro  
Contaremos com a colaboração da professora de música, que irá trazer as cantigas de roda.
O projeto está aberto para que novas ideias sejam introduzidas e realizadas de forma a proporcionar às nossas crianças momentos de aprendizagem e diversão.



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